Casamento: Presente dos padrinhos vai além do valor financeiro


O O convite para testemunhar a união de um casal querido como padrinho ou madrinha é um privilégio, embora não seja uma tarefa barata – sobretudo, considerando o presente. Há quem siga a tradição de contribuir com itens de valor mais elevado, mas Mari Dedivitis, assessora de casamento e parceira do iCasei (www.icasei.com.br), esclarece que a presença, participação e apoio nos preparativos do grande dia são mais importantes, e diz o que levar em consideração na hora de programar os gastos e as opções de mimos.
Os noivos se preocupam com inúmeros detalhes para fazer com que o casamento seja especial para todos, e, nesse período, a ajuda dos padrinhos é valiosa, tanto para escolher fornecedores e organizar eventos como chá bar ou a viagem de despedida de solteiro, como acompanhar nas provas de vestido e até mesmo ser um ombro amigo nos momentos de nervosismo. “Fala-se muito sobre dinheiro, mas a amizade e o tempo investido nesses preparativos carregam um grande valor sentimental”, diz Mari.
Há de se levar em consideração, também, os gastos com o look e o dia no salão de beleza, já que os amigos têm que estar à altura da elegância dos noivos. A assessora sinaliza que exigências como a mesma cor de vestido para as madrinhas ou que todas se arrumem junto à noiva são fatores limitantes e podem influenciar no valor da contribuição. “Se realmente o desejo é fazer dessa forma, melhor que seja dado e não imposto”, aconselha.
Tudo depende das possibilidades de cada um. Nada impede que seja feita uma generosa oferta para o casal, mas é importante respeitar as limitações financeiras e ter claro que não é uma obrigação. “A tecnologia tornou-se uma grande aliada. Hoje em dia é possível acessar a lista de presentes virtual e analisar – sem constrangimentos – o que é acessível ao orçamento, seja uma geladeira ou um jogo de copos. E para os noivos também é vantajoso, porque facilita a compra ou o resgate dos valores”, conta Mari. Mais do que o poder aquisitivo, essas pessoas são escolhidas a dedo pelo carinho e proximidade.
Outra sugestão é que todos se reúnam para fazer uma surpresa ao custear metade da lua de mel, comprar um item personalizado para o novo lar ou montar uma força-tarefa para criar alguns dos itens da festa. Essas atividades são maneiras criativas de presentear e também oportunidades para o grupo estreitar os laços.
Nesse momento tão especial na vida do casal, é primordial que acima de um mimo valoroso, os envolvidos tenham o pensamento de união e comprometimento com a celebração para a qual foram convidados como testemunhas.