A menina que vendia laços


A gente sabe que transformar suas paixões em negócios nunca foi algo tão incomum, uns por destino, outros por habilidade e muitos por insistência. A fórmula, embora o empreendedorismo tenha suas regras, é o que menos importa nisso tudo. Encontrar o seu propósito de vida é o grande protagonista das salas terapêuticas, dos best-sellers e das recomendações dos profissionais de carreira. De uns anos para cá, o movimento é gigante!

No último mês conheci melhor doze histórias de vida na série de lives Manu Convida Mulheres (todas estão salvas no meu perfil no instagram @manuelaberbert, inclusive). Pontos comuns entre elas? O empoderamento, a citação do parceiro como grande incentivador e a paixão por algo ou alguma causa. Particularmente acho monótono e vazio uma vida sem grandes paixões, ainda que elas obedeçam aos ciclos do começo, meio e fim. Viver é ousar, hoje e sempre. (Amém!!!)

Mas o que eu quero contar neste texto é a história de uma mãe, fazedora de laços femininos, pequena na altura e grande na ousadia. Lais Palladino, psicóloga, se viu com muito mais tempo dentro de casa por conta da maternidade. Começou a fazer laços para sua filha e pouco tempo depois para as filhas das amigas, começando ali um pequeno e sutil negócio. Com dedicação, as possibilidades da internet e a profissionalização daquilo tudo, um dos fatos mais curiosos dessa história toda foi o aluguel de uma sala na Avenida Paulista, em São Paulo, para um Workshop de Laços.

Confesso que quando escutei essa passagem da sua história, um dos pensamentos que me veio à mente foi: “Quantas pessoas, homens e mulheres, não sonham em trabalhar em multinacionais para um dia ter a oportunidade de estar ali?!” Mas o poder das conexões é gigante, e a menina que fazia laços saiu de um pequeno atelier montado em casa, de uma cidade do interior do Sul da Bahia, com uma ousadia que só os maiores executivos do mundo tem, alugou uma sala no coração do país, para ensinar a outras mulheres (sim,suas turmas lotaram), que o produto delas pode até ser delicado, mas a coragem delas precisa ser gigante!


Manu Berbert é Publicitária e Especialista em Marketing de Conexões.