Academia de Letras de Itabuna elege nova diretoria no centenário de Adonias Filho


Sônia Maron continuará à frente da Academia de Letras de Itabuna

A Academia de Letras de Itabuna (ALITA), cujo patrono é o escritor Adonias Filho, elegeu, por aclamação, uma nova diretoria para o biênio 2015-2017. A posse deverá acontecer ainda neste mês. À frente da instituição, foi reconduzida a presidente Sônia Carvalho de Almeida Maron. Ela reafirmou, logo após o pleito, o compromisso de prestar um serviço – e deixar um legado – à cidade.

“Agradeço a prova de confiança dos meus pares, recebo com humildade a oportunidade de continuar dirigindo a instituição e reitero meu propósito de conduzi-la sempre voltada para o bem comum, afastada da vaidade, intolerância e disputas ditadas pelo egoísmo, a fim de que possamos conviver fraternalmente, exercitando a necessidade de somar e contribuir para o resgate da cultura em nossa comunidade”, afirmou a presidente reeleita da Academia.

Seguindo a tônica de valorizar os talentos da literatura regional, assim como de preservar a memória daqueles que labutaram em prol das letras, a ALITA lançou, recentemente, o livro “O canto contido”, coletânea de poemas da saudosa Valdelice Soares Pinheiro. A obra foi organizada pelo escritor Cyro de Mattos, que assumirá o cargo de editor da Revista Guriatã, publicação com trabalhos literários produzidos pelos componentes da entidade.

Ainda sobre a eleição, a vice-presidência será ocupada pelo professor e escritor Ruy do Carmo Póvoas; a 1ª Secretária será a escritora Ceres Marylise Rebouças de Souza; a 2ª Secretária, a também escritora Lurdes Bertol Rocha; a 1ª e 2ª tesourarias serão ocupadas, respectivamente, por João Otávio Oliveira Macedo e Carlos Valder Nascimento.

Quanto à diretoria de Biblioteca, ficará a cargo de Marcos Antonio Bandeira. Como diretoras de Arquivo, atuarão Raimunda Assis e Sione Porto. Já a diretoria de Ações Culturais será ocupada por Raquel Rocha e Jorge Luiz Batista dos Santos. Na diretoria de Comunicação está Celina Santos, enquanto a diretoria de Projetos e Pesquisa ficará a cargo de Janete Ruiz Macedo e Silmara Santos Oliveira. Na administração do site (www.academiadeletrasdeitabuna.com.br), Raquel Rocha.

Ao longo do ano de 2015, a ALITA deverá participar de eventos, além de promover outros, em alusão ao centenário do seu patrono. O próximo, inclusive, está marcado para 20 de maio, no Memorial Adonias Filho, em Itajuípe. Será a abertura das comemorações pelos 100 anos de nascimento do escritor.