Como saber se um emprego, carreira, negócio ou profissão tem a ver sua personalidade


No mercado de trabalho atual, além do enorme desemprego, os dados apontam para um cenário em que os empregos tradicionais diminuem a cada ano. A nova lei trabalhista começa a dar mais flexibilidade aos empregadores e o número de pequenos empreendedores aumenta exponencialmente. Além disso, passa a ser normal que as pessoas tenham vários empregos ou trabalhos, bem como três ou mais diferentes carreiras durante sua jornada profissional. Essa maior quantidade do opções tem deixado muitos profissionais desorientados quanto a gestão de sua vida profissional, por não saber como agir diante de tantos desafios.

Para ajudar em todo esse processo de descobertas, o livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”, do autor e consultor Eduardo Ferraz, publicado pela Editora Planeta, chega às livrarias e promete ser a leitura de cabeceira de quem deseja ter uma carreira produtiva e estimulante.

Ao longo do livro, Eduardo Ferraz mostra, por meio de cases e exercícios, como identificar os principais talentos; explica porque muitos passam por diversas experiências profissionais e não encontram realização; esclarece as razões pelas quais empreender não é para qualquer um; comenta os motivos que levam determinadas pessoas a terem receio de abandonar um emprego ruim e, principalmente, dá ao leitor ferramentas para escolher seu caminho para obter a alta performance profissional.

No decorrer dos nove capítulos, a leitura fica ainda mais interessante por conta das histórias sobre quando começar uma segunda profissão, como abrir o próprio negócio ou criar estratégias realistas para se tornar alguém realmente raro e valioso. Também dá orientações para jovens, mesmo no ensino médio, escolherem a escolha da profissão mais adequada ao seu jeito de ser.

Para Ferraz, muita gente perdeu a referência do passado, sente insegurança diante da imprevisibilidade do futuro e sofre com as decisões do presente por não se autoconhecer. “Ao estudar como se forma a personalidade, é possível verificar como alguns comportamentos podem ser alterados e como outros são quase imutáveis. Entender o que é possível mudar e o que deve ser aceito é fundamental para que cada pessoa possa investir energia para obter o melhor de si, sem desperdiçá-la com o que não vale a pena”, comenta o especialista.

Com técnicas baseadas nos conceitos mais modernos da neurociência comportamental e da psicologia aplicada, além de sua longa experiência em gestão de pessoas, o especialista apresenta em sua obra seis testes objetivos para, por meio de autoconhecimento, ajudar a pessoa a escolher empregos, atividades e profissões mais compatíveis com sua personalidade.

Sobre Eduardo Ferraz

Com mais de 30 anos de experiência e cerca de 30 mil horas de prática com consultoria em empresas e em treinamentos na área de gestão de pessoas, Eduardo Ferraz é um consultor de empresas que usa a base teórica da neurociência comportamental para posicionar as pessoas certas nos lugares certos.

Além de dar consultorias empresariais, coordenou universidades coorporativas, organizou sucessões em empresas familiares, e também treinou e palestrou para milhares de pessoas. Possui vários cases de sucesso e tem atuado em companhias de grande porte como Banco do Brasil, Bayer, Basf, Bourbon Hotéis, Correios, C. Vale, Dell Anno, Fiat, Livrarias Curitiba, N Produções, Petrobras, Sadia, entre muitos outros.

Em 2010, publicou seu primeiro livro Por que a gente é do que jeito que a gente é. Em 2013, publicou a primeira edição de Seja a pessoa certa no lugar certo(sendo segunda edição lançada em Março/2019). Em 2015, publicou Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa. Em 2017, apresentou ao mercado o livroGente que convence e, em 2018, Gente de resultados. Somados, esses cinco livros já venderam mais de 250 mil exemplares e permaneceram por mais de cem semanas nas listas dos livros de negócios mais vendidos do país.