Diversidades artísticas e culturais enriquece o mês de maio na região


Teatro, audiovisual, dança, oficinas e muitos debates e feiras que prometem ajudar a girar a economia criativa no Estado. É o que o mês de maio reserva para a programação cultural de diversos territórios de identidade da Bahia. Os eventos fazem parte de projetos que têm apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Iniciando a programação, entre os dias 01 e 06 de maio acontece o II Ciclo de Oficinas de Comunicação e Cultura Digital da Rede de Rádios Indígenas. As atividades envolvem a produção e edição de conteúdos radiofônicos utilizando softwares livres na Rádio Tupinambá FM, que transmite direto da Aldeia Tupinambá de Olivença, localizada a 15km da cidade de Ilhéus.

O município de Itacaré recebe pela quarta vez o Festival de Dança Itacaré. Esta edição, que acontecerá entre os dias 27 e 31, irá contribuir para implementar e desenvolver um panorama voltado para a dança contemporânea, valorizando os grupos de dança do interior da Bahia, contribuindo com a formação e profissionalização, além do intercâmbio de conhecimentos ligados à dança. A qualidade dos conhecimentos a serem apresentados e discutidos no litoral sul da Bahia sobre a Dança é de grande importância para a pulverização, fomento e a formação de platéia nesta área, visto que toda a programação é gratuita.

Integrando o projeto ADOLE, contemplado com Edital Setorial de Dança, o espetáculo de dança DESASTRO será apresentado em diversas cidades ao redor da Bahia. No dia 13 em Cachoeira, 15 em Camaçari, 18 em Jequié e 20 em Vitória da Conquista. O espetáculo, que dura aproximadamente 50 minutos, é uma peça coreográfica que movimenta uma idéia de futuro inventada anos atrás, responsável pela construção da estética dos mundos de ficção científica e das viagens espaciais. É uma volta ao futuro do passado, que faz parte do nosso presente até hoje.

Estão abertas também as inscrições para o Workshop “Discutindo a Lei 13.006/2014 – O Cinema Brasileiro nas Escolas” que integra a programação do V FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que acontece de 07 a 13 de Junho em Ilhéus (BA). Os interessados deverão se inscrever no site do evento (www.feciba.com.br), mediante preenchimento de ficha cadastral até o dia 08 de maio. A lista de participantes selecionados será divulgada no dia 10 de maio.