Faculdade de Ilhéus atende a centenas de pessoas no Mutirão de Saúde e Cidadania


Centenas de populares receberam atendimento gratuitos na área de saúde, assistência jurídica, orientações para abertura do próprio negócio, além de serviços como cortes de cabelo, maquiagem, manicure, massoterapia, entre outros, durante o II Mutirão de Saúde e Cidadania promovido pela Faculdade de Ilhéus, no dia 10 de novembro. Na oportunidade, foi instalado um posto avançado na zona sul da cidade para o recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia.

O evento contou com a parceria da Record TV Cabrália e do Instituto Mix de Profissões, Uniodonto e Unimed, além do apoio do Cenoe – Centro de Olhos de Ilhéus, que também montaram postos de serviço no local. O Mutirão de Saúde e Cidadania aconteceu das 8 às 17 horas, na sede da instituição, no km 1,5 da Rodovia Ilhéus-Olivença, com grande movimentação por parte da população e de estudantes.

O diretor da Faculdade de Ilhéus, professor Almir Milanesi, declarou que a instituição se empenha em oferecer atendimentos gratuitos aos cidadãos e cidadãs de baixa renda, através de atividades de extensão, durante todo o ano. “O mutirão representa um conjunto de esforços, aliado a empresas e entidades públicas e privadas, no sentido de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, acrescentou.

A oferta de serviços incluiu, na área de Enfermagem, testes de glicemia capilar, aferição de pressão, tipagem sanguínea, preventivo, vacinação em adultos, adolescentes e idosos, e educação em saúde sobre riscos cardiovasculares. Professores e estudantes do curso de Nutrição disponibilizaram diagnóstico e Avaliação Nutricional (IMC), orientação para alimentação saudável e educação em diabetes e hipertensão, além de 0ficina para reaproveitamento de alimentos. Por sua vez, a equipe do Cenoe ofereceu exames preventivos de visão.

A Clínica-Escola de Odontologia, que funciona de segunda a sexta-feira, realizou prevenção, limpeza, restaurações, extrações e radiografias dentárias, aplicação de flúor e tratamentos de urgência. Já a Clínica-Escola de Psicologia fez triagem para os serviços da clínica:

avaliação e intervenção neuropsicológica, psicoterapia de casal e família, psicoterapia individual (criança, adolescentes adulto e idoso), avaliação e intervenção na dificuldade de aprendizagem, e plantão psicológico. Na parte da tarde, houve uma oficina de criança com o objetivo de minimizar sintomas de ansiedade e mais um grupo operativo para pais com objetivo de orientação sobre dificuldades diárias enfrentadas com seus filhos.

Na área de Direito, foram realizadas consultas, através do Nupraj (Núcleo de Prática Jurídica), com atendimentos na área cível, com predominância na área de família: ação de divórcio, pensão alimentícia, adoção, reconhecimento de paternidade, além de atividades sobre meio ambiente e cidadania.

Professores e estudantes de Administração e Contabilidade forneceram orientações de como o cidadão abrir seu próprio negócio, de análise e construção de currículo e também para entrevistas de emprego. Todas as atividades realizadas pelos alunos foram supervisionadas no local por professores dos respectivos cursos.

A Record TV Cabrália realizou cobertura de todas as atividades do Mutirão de Saúde e Cidadania, durante todo o dia, e ainda transmitiu ao vivo o programa Balanço Geral, apresentado pelo radialista Tom Ribeiro, no horário das 12 às 14 horas. Uma nova edição do evento já está sendo programada pela Faculdade de Ilhéus.