4º edição do GlaucomaDay é sucesso em Itabuna


Glaucoma (3)

          Em continuidade à campanha de combate ao glaucoma, o DayHORC (Hospital de Olhos Ruy Cunha) mobilizou seu corpo clínico e colaboradores para promover o atendimento gratuito voltado para a detecção de glaucoma em pacientes de Itabuna e região. O GlaucomaDay ocorreu no dia 4 deste mês de junho com o propósito de alertar para a necessidade de identificação e tratamento da principal  causa de cegueira irreversível  do mundo.

Realizando a 4ª edição do projeto, a equipe do DayHORC prestou aproximadamente 4.500 atendimentos à população, entre os procedimentos de tonometria, fundoscopia, aferição de pressão arterial e glicemia, além de orientações médicas e distribuição de material informativo. Para os pacientes com diagnóstico de glaucoma, foi garantido todo o tratamento pelo SUS, até mesmo o recebimento de colírios.

Durante o atendimento, foi diagnosticada a suspeita da doença em 768 pacientes, incluindo o aposentado Jedeon Rodrigues dos Santos, cujo exame de tonometria indicou pressão ocular bastante elevada, um dos sintomas da doença. Para ele, todos os serviços oferecidos, desde a triagem até cadastro e exames, foram de extrema relevância. “Cheguei às 8 e meia e às 9 horas já tinha sido atendido; saí com a consulta de acompanhamento agendada. Nunca imaginei que a pressão do meu olho estivesse alterada, nunca senti dor ou qualquer alteração na visão, mas graças ao atendimento no GlaucomaDay irei investigar a fundo essa alteração e a predisposição ao Glaucoma”, contou, bastante satisfeito.

Além do aposentado, Neuza Ribeiro Dias Rocha, moradora do bairro Lomanto, que participa desde o primeiro GlaucomaDay, garantiu uma consulta para acompanhamento. “Hoje, eu tenho a pressão ocular controlada, mas já tive problemas sérios e foi no mutirão que comecei a me cuidar. Por isso, até hoje me preocupo e sempre participo, pois tenho duas irmãs cegas, vítimas do Glaucoma”, esclareceu.

Glaucoma (1)

Trabalho de qualidade

Para a gerente da unidade do DayHORC de Itabuna, Rosemeire Correia, a satisfação transmitida aos pacientes demonstra  o empenho e o envolvimento da equipe. “O DayHORC tem um trabalho de orientação e prevenção a doenças oculares e a nossa preocupação é oferecer um atendimento humanizado e de excelência, seja em dias comuns ou até mesmo durante o alto fluxo de atendimento como esse. Nossa  prioridade  no mutirão é o diagnóstico precoce, pois assim podemos combater o Glaucoma trazendo melhor qualidade de vida para a população”, informou.

Rosemeire agradeceu o empenho de toda a comunidade, colaboradores, corpo clínico, parceiros e patrocinadores: FURC, Óticas Carol, Jornal Agora, Diário Bahia, Pimenta na Muqueca, Rádio Difusora, Drogaria Velanes, Prefeitura Municipal de Itabuna, Gráfica Cartosan, Diságua, Gráfica Mesquita, Nestlé, Óticas Diniz, Morena FM, Morena FM, Tv Cabrália, Tv Santa Cruz, Rádio Jornal, Rádio Nacional, Rádio Tudo FM de Itajuípe, além de sites e blogs locais e regionais.

Glaucoma (4)