Uma justa homenagem a um médico que se dedica a uma causa nobre. Assim pode ser definida a entrega da Medalha de Ouro Moacyr Álvaro ao oftalmologista itabunense Dr. Rafael Andrade. Trata-se da comenda mais importante da América Latina na área oftalmológica, concedida pelo Centro de Estudos em Oftalmologia Prof. Dr. Moacyr Álvaro, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Durante a entrega da Medalha de Ouro Moacyr Álvaro, Dr. Rubens Belfort, considerado um dos maiores oftalmologistas do Brasil, destacou: “Quando indicamos o Dr. Rafael para receber essa homenagem, muitos consideraram que ele era jovem demais para isso. Ele realmente é jovem, mas é a exceção que justifica a regra. O trabalho que ele realiza no Sul da Bahia com o Mutirão do Diabético é hoje uma referência mundial. Portanto, esse reconhecimento é mais do que justo”.
Aos 42 anos, o Dr. Rafael Andrade, diretor do Centro Avançado em Retina e Vítreo do Hospital de Olhos Beira Rio e idealizador e coordenador do Mutirão do Diabético de Itabuna, é o segundo baiano e o mais jovem médico a receber a Medalha de Ouro, instituída há 60 anos pela Unifesp. O Mutirão do Diabético de Itabuna é considerado um dos principais eventos de prevenção e tratamento do Diabetes e foi apresentado no Congresso Mundial no Canadá como exemplo a ser seguido por outros países.
Após retornar a Itabuna, o Dr. Rafael Andrade foi recebido com festa pelo corpo clínico e colaboradores do Hospital de Olhos Beira Rio, que lhe prestaram uma homenagem pela merecida conquista. “Esse prêmio é motivo de orgulho, que faço questão de compartilhar com toda a nossa equipe e com os centenas de voluntários do Mutirão”, afirmou Dr. Rafael Andrade.
Deixe seu comentário