Ilhéus, 482 anos de lindas histórias!!!


download (6)Dizem que a minha pupila dilata e que meus olhos brilham quando “pego estrada”. Inquieta por natureza, quando não posso estar muito distante tenho Ilhéus como refúgio. Tomo uma água de coco, um drink ou um banho de mar e volto renovada. Já tomei grandes decisões assim, inclusive, mas a maturidade vai minando aos poucos esses rompantes e, aqui pra nós, isso é péssimo…

Tenho milhares de fotos em Ilhéus. Passei todos os domingos da minha infância na casa da minha madrinha Dionê (que se foi há um mês e de quem guardarei lembranças eternas!). Assisti meu pai pedir “uma caipirinha para abrir o apetite” todos os finais de semana no Restaurante Os Velhos Marinheiros.  Lá pelos 16-17 anos, coloquei minhas duas gordinhas (Jully e Bia) debaixo do braço e parti para fazer um book na terra da Gabriela, de ônibus. Fiz fotos péeeeessimas das minhas cobaias prediletas, aprendi a estrada e não parei mais…

Acho Ilhéus poesia viva! Aquela que foi novela na Globo quando a Globo mexia muito com as minhas fantasias e aí eu fiquei aficcionada! Adoro fotografar suas praias e paisagens! Sua gente também! A pracinha de Irene no fim de tarde, o Vesúveo e a Barrakítika, cenários dos boêmios, mas nada que permita embriaguez desnecessária. Ilhéus é fina, sempre foi! Fiquei me achando quando sentei na bancada da Academia de Letras de lá para lançar meu livro, inclusive, e queria muito ter conhecido Jorge Amado! Muito mesmo!

Acho o máximo a elegância dos colunistas Zé Carlinhos e Valério de Magalhães! As damas da sociedade que ainda se visitam no final da tarde! As igrejas! Adoro as igrejas! A Catedral acho belíssima, mas a Piedade acho linda de viver! Adoro as fotos aéreas de Zé Nazal também! O Bataclan, cenário indescritível! Acompanho o empenho do inquieto Marco Lessa com os seus projetos e enxergo ele e Ilhéus em TODOS os lugares turísticos por onde passo. Comento e me chateio também, típico de quem gostaria de ver seu objeto de adoração acontecer (mais)!

Acompanho as redes sociais dos hotéis, pousadas e restaurantes, pesquiso, vou a tudo o que posso e experimento! Palpito! Ilhéus é linda demais e eu não me canso de achar! Tenho um AMOR platônico por ela desde que nasci! Paixão passa, amor não! Ainda que, muitas vezes, sobreviva apenas dentro da gente…