Durante palestra realizada na XIV Feira de Negócios e Oportunidades da Faculdade de Ilhéus, sobre o tema “Tendências e inovações do mercado varejista: o papel do empreendedor”, o especialista em gestão empresarial e gestão estratégica de negócios, Adalberto Santos, destacou o crescimento no país do novo modelo de lojas 4.0, que usam a tecnologia para criar uma sintonia entre os ambientes físico e virtual a fim de melhorar a experiência de compra dos clientes.
Adalberto Santos é executivo da empresa Guersola Consultoria & Assessoria de Empreendimentos Gastronômicos e professor do Instituto de Negócios da Gastronomia (ING), e vem prestando serviços a restaurantes e bares em diversas cidades brasileiras para a modernização da gestão nesses estabelecimentos.
Esse novo conceito de vendas proporciona ao cliente uma experiência cada vez mais conectada entre online e offline, e expande as vendas do e-commerce com a ajuda da loja física. Na loja 4.0, o consumidor inicia a jornada de compra no ambiente online e a conclui dentro da loja física.
Santos afirmou que a base tecnológica passou a ser o centro da questão no mercado varejista. Ele apresentou, como exemplos, as inovações adotadas pelas lojas da marca Tramontina e pela rede varejista Riachuelo, que, com esse novo conceito, buscam o reposicionamento no mercado.
Com a instalação de megalojas, a varejista Tramontina complementa os canais físicos com o mundo virtual. Segundo o jornal Diário do Comércio, “a Tramontina investe em loja própria para se aproximar do consumidor e isso inclui uma agressiva transformação digital, investimento em inovação, a adoção do posicionamento premium e sua entrada no varejo com um modelo de loja ambicioso”.
Já a nova loja da Riachuelo oferece ambiente online com totens para efetuar compras na loja virtual e opções de retirar os produtos na loja física ou recebê-los em casa. Os provadores não têm separação de gênero, possibilitam compra online, e o consumidor poderá interagir com os espelhos para verificar outras cores e tamanhos. E para continuar o processo de sedução ao cliente, a Riachuelo aposta na personalização, com espaço para customização de roupas, e cria o espaço para vestir a casa, com produtos para o lar.
Segundo Santos, a tecnologia diferencia o comportamento do consumidor no contexto do mercado varejista, “porque tem gente que gosta de cerveja, gente que não gosta de carne, que gosta de produtos naturais, orgânicos, então, não dá mais para o varejo ser como há 10, 20 anos atrás. No atual mercado do varejo, as pessoas buscam novas experiências dentro dessas lojas e as empresas que possuem um diferencial competitivo se destacam e atraem mais clientes”, enfatizou.
Feira – Aberta à visitação pública, a XIV Fenopo foi realizada entre os dias 23 e 26 de outubro, com o tema central “Empreendedorismo com Criatividade: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade”, e marcou o transcurso de 17 anos de funcionamento da Faculdade de Ilhéus. O evento foi coordenado pelos professores Renato Sofia e Flávio Melo, integrado por exposição, palestra, debates, oficinas, minicursos, apresentações de bandas musicais, além do IV Mutirão de Saúde e Cidadania, com a prestação de serviços gratuitos à comunidade.
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