O Colégio Vitória, em Ilhéus, inicia nesta segunda-feira (6) e segue até quarta (8), uma série de lives do “Giro de Profissões” com os seus alunos do Ensino Médio. O projeto foi criado a partir da preocupação dos pais – e da própria instituição – sobre a dificuldade que os estudantes têm para a escolha da uma profissão.
Marcando, oficialmente, o início do segundo semestre letivo, o projeto propõe que o estudante olhe para o futuro, mas vivenciando as suas especificidades da adolescência, construindo habilidades para consciência sobre qual profissão deve escolher e se sentir realizado exercendo-a.
A atividade encontra respaldo nas novas normativas da Base Nacional Comum Curricular. Profissionais com atuação no mercado vão falar sobre suas experiências, proporcionando ao jovem estudante a oportunidade de conhecimento de diferentes áreas.
A diretora Ana Carolina Melo destaca que o autoconhecimento é fundamental para identificar a profissão, um trabalho que vai trazer sucesso e prazer. “Precisamos nos identificar com a escolha que fazemos para a vida”, esclarece.
Ana Carolina (foto) define a iniciativa como um auxílio importante na escolha e um olhar fundamental sobre novas descobertas.
Programação
Os profissionais vão esclarecer sobre espaços de atuação, possibilidades de mercado e que áreas do conhecimento são necessárias para o acesso ao curso escolhido.
Este ano, as experiências serão apresentadas pelo processo remoto, via Instragram @colegiovitoriaios.
Na segunda-feira (6), às 14 horas, a advogada Ana Luísa Oliveira, fala sobre o curso de Direito, tendo como mediador o professor Lahiri Argollo. Às 15 horas, será a vez da socióloga Celina Rosa, tendo como mediadora a professora Vamírian Aranha. Às 18 horas, será a vez do debate sobre a Odontologia, com o dentista Marcelo Telles e mediação do professor Emerson Nascimento. Às 19, será a vez do biomédico Lucas de Carvalho, tendo como mediador o professor Leandro Faria.
Na terça (7), a Engenharia é a profissão que abre o “Giro”, às 9 horas, com a participação do engenheiro Marcus Carrazza e a mediação do professor Marcos Telles. Às 10 horas, o debate é sobre Jornalismo, com o jornalista Maurício Maron e tendo como mediadora a diretora do colégio, Ana Carolina Melo. O “giro” retorna às 16 horas, com a temática Medicina, e participação do médico Rafael Vivas, e mediação da professora Raquel Velozo. Às 17 horas, Psicologia, com a profissional Ruana Silva tendo como mediador o professor Lahiri Argollo.
Às 18h, a temática será Licenciatura e afins, com a professora Ednice Baitz e professora Lyvia Pinheiro como mediadora. E às 19 horas, o tema Empreededorismo terá a participação do empresário Paulo Céo, com mediação da professora Neísa de Castro.
O ciclo se encerra na quarta-feira (8). Às 14 horas, o tema será Tecnologia com o professor Álvaro Degas, e mediação do professor Pedro Carvalho. Às 15 horas, a professora Juliana Torezani falará sobre Comunicação, novamente com a mediação do professor Pedro Carvalho.
Às 16h, Medicina volta ao debate, com os médicos Valéria e Cláudio Ignácio, e mediação do professor Leandro Faria; às 17 horas, será a vez da conversa com a bióloga Vanuza dos Reis, tendo como mediadora a professora Raquel Velozo.
Às 18 horas, Medicina Veterinária contará com a experiência da médica veterinária Paula Souza e, novamente, com a mediação da professora Raquel Velozo e às 19 horas, o “Giro” encerra com a pedagoga Mércia Martins, tendo como mediadora do debate, a professora Neísa de Castro.
Deixe seu comentário