Por Celina Santos
Solteira, casada, de minissaia ou de vestido longo, de salto agulha ou de sapatilha, não importa o traje ou o rótulo que seja atribuído a uma mulher do século 21. Porque uma palavra é inegável para caracterizá-la: liberdade! A figura feminina, a despeito do machismo ainda presente, há muito deixou para trás o rótulo da “Amélia”, que não tinha a menor vaidade e, por isso, era o modelo mais cômodo para ser considerada “de verdade”.
Novos capítulos da história podem ter marca de batom, sim, senhor! Afinal, dia após dia, são muitos os setores da sociedade que já reconhecem igual capacidade entre mulheres e homens para o desempenho de inúmeras funções. Embora no mercado de trabalho ainda existam resquícios de uma absurda desigualdade salarial entre os gêneros, não há mais espaço para aquela insana “guerra dos sexos”, onde o papel deles e delas é previamente determinado.
Para quem prefere a frieza das estatísticas, elas provam que a mulher é maioria em todos os espaços onde se entre, principalmente, pelo mérito. É assim, por exemplo, nas universidades e na aprovação em concursos públicos. Ironicamente, outrora proibida de votar, ela predomina no número de eleitores. E a batalha pela sobrevivência também é vencida quando assume a liderança de boa parte das famílias brasileiras. A seguir, algumas das mulheres de Itabuna que são exemplo de sucesso no trabalho.
Advogadas aliam defesa do
cliente a compromisso social
Como destacamos mulheres que são referências nas áreas em que atuam, aqui está um trio que pode ser classificado como ícone em Itabuna: as advogadas Renata Vilela, Fernanda Aguiar e Valéria Cordeiro. Elas assinam o trabalho desenvolvido no escritório CAV Advocacia.
Fortes, competentes, experientes e indiscutivelmente engajadas, as sócias aliam a defesa dos direitos dos clientes ao carácter social do trabalho. O escritório reúne causas em diversas áreas do direito, especialmente Família, Previdenciário, Tributário, Eleitoral e Direito Portuário e Marítimo, além dos tradicionais ramos Trabalhista, Consumidor e Criminal.
A Advogada Renata Vilela, é graduada pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) de São Paulo, cidade onde começou a exercer advocacia há 7 anos, atuando desde 2014 em Itabuna, Ilhéus, Una e demais cidades vizinhas . Dra. Fernanda Aguiar é formada pela universidade Salvador (Unifacs) e está completando 10 anos de formada. Já Dra. Valéria Cordeiro, é formada pela Universidade Estadual da Bahia (Uesb) há 7 anos, milita nas comarcas de Itabuna e Salvador, atuante também nos Tribunais Recursais.
Com sede de atualização, além das especializações que cada uma possui, em Direito Portuário (Dra. Renata), Família (Dra. Valéria) e Trabalhista (Dra. Fernanda), as advogadas buscam novas especializações em outras áreas do direito, com intuito de fornecerem aos seus clientes, serviços com a máxima excelência.
Irmãs odontólogas prestam
serviço inédito em Itabuna
O laço familiar estendeu-se ao mundo profissional e fez as irmãs odontólogas Thalita e Thaís Barreto Santos atuarem em segmentos que se complementam na Clin-Sorriso, pioneira no uso do botox na odontologia. Graças a uma habilitação em laserterapia com a chancela da USP (Universidade de São Paulo), elas trouxeram há três anos um serviço inédito para Itabuna: o atendimento a pacientes oncológicos (adultos e crianças), de modo a evitar e tratar infecções a partir da mucosa bucal durante o tratamento de rádio e quimioterapia.
Dra. Thalita, formada há nove anos pela UNIT (Universidade Tiradentes), é especialista em implantodontia pelo CEBEO, de Salvador. Já Dra. Thaís, na profissão há 15 anos, graduada pela Unifor (Universidade de Fortaleza), tem especialização em periodontia pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia). A dupla também tem, para citar mais um exemplo, cursos de Odontologia Hospitalar, Oncologia e Hematologia, referendados pelos hospitais Albert Einstein (São Paulo) e São Rafael (Salvador).
Para a implantodontista e a periodontista, um diferencial que oferecem é o uso de técnicas que garantem conforto e segurança ao paciente. Além disso, é feito um planejamento meticuloso, para identificar a expectativa de quem chega ao consultório e a partir daí conduzir o tratamento, devolvendo, além da saúde, a autoestima. Ambas apostam no respaldo do currículo para atestar a qualidade do trabalho desenvolvido na Clin-Sorriso.
Bem-sucedidas e audaciosas, as jovens irmãs também são reconhecidas pelo alto astral, responsabilidade, alegria, serenidade, dedicação, busca por conhecimento e por um lindo trabalho voluntário com as crianças atendidas e a equipe do Gacc. Além disso, valorizam os bons momentos de lazer entre familiares e amigos.
A Clin-Sorriso está situada à avenida do Cinquentenário, nº 884, edifício Benjamin de Andrade, sala 304, centro, Itabuna. Mais informações pelo telefone (73) 3613-2476.
Certificado digital em suas mãos
Darieni Martins, casada com o médico Vilson Martins, com quem tem um filho, está entre as mulheres itabunenses que colocam o trabalho criativo na sua rotina diária. Através de sua empresa de certificação digital, a Mega Soluções e Serviços, ela tem contribuído muito com pessoas que não gostam de ficar na contramão da modernidade. “Nada melhor do que usar a tecnologia a nosso favor. Então, por que não conseguir um certificado digital? pergunta Dariani. A seguir, a empresária enumera as vantagens do certificado, que é obrigatório.
- Atribui validade jurídica a documentos eletrônicos
- Aumenta a credibilidade das partes envolvidas
- Menos papel, mais economia e sustentabilidade
- Aumenta a confiança nas transações eletrônicas
- Dispensa o reconhecimento de firma nos cartórios diminuindo a burocracia
- Garante a privacidade
- Previne fraude na comunicação digital
- Reduz custos e simplifica o seu dia a dia
- Assina e-mail
- Assina e envia petições eletrônicas
- Emite procurações eletrônicas para participação em assembleias de acionistas
- Realiza operações de comércio exterior – Siscomex
- Assina e protege o prontuário médico eletrônico do paciente
As conquistas, portanto, são maiores do que as perdas e devem ser evidenciadas, sim, neste mês em que se comemora o Dia da Mulher. Recortar o que há de bom não significa desconhecer que ainda existam questões contra as quais é preciso lutar, como violência; assédio sexual e moral; desigualdade salarial, entre tantas outras. Contudo, é igualmente necessário reiterar que aquele velho clichê do “sexo frágil” não é sinônimo de mulher.
Em Itabuna, a exemplo das demais cidades Brasil e mundo afora, há inúmeros exemplos de mulheres que perseguem – e alcançam – o sucesso após traçar metas e abraçar desafios. O caminho marcado por vitórias, que superam qualquer tipo de preconceito, atesta: ela pode!
Exepriência com bons resultados
Uma vida dedicada à constante capacitação, para garantir um sorriso bonito e saudável aos pacientes – a maioria crianças. Esta frase pode traduzir, em parte, o début profissional da odontóloga itabunense Bárbara Tavares.
A carreira, iniciada há 15 anos, é marcada por títulos que refletem o quão dedicada ela é aos estudos. É doutora em Odontopediatria pela Unicsul-SP e mestre em Odontopediatria pela SLMandic-Campinas.
Hoje, também contribui para a formação de futuros colegas, sendo coordenadora do curso de especialização em Odontopediatria COA -ABO Ilhéus e professora responsável pela disciplina Odontopediatria na Faculdade de Ilhéus.
Dra. Bárbara atende no ISO (Instituto de Saúde Oral), localizado no Edifício Boulevard, nº 251, 2º andar, Centro, em Itabuna. No consultório, ela oferece serviços como pré-natal odontológico a gestantes, atendimento preventivo e restaurador a bebês, crianças e adolescentes.
A postura visionária, somada à preocupação com a qualidade de vida dos pacientes, levou a odontóloga a trazer uma novidade para Itabuna: a possibilidade de extração, multiplicação e criopreservação de células-tronco, através do credenciamento à R-Crio. Trata-se de um banco privado de armazenamento de células-tronco de dente de leite, em Campinas-SP.
Mas nem só de conquistas profissionais é composto o sucesso dessa mulher. Ela é casada, adora viajar e praticar atividades físicas. Para se ter ideia, parte do seu tempo é dedicada a relaxar com esportes como ciclismo e corrida.
Informações sobre a profissional podem ser obtidas pelo telefone (73) 3613-8626.
Dra. Clícia Maia colhe resultados
na Medicina e na Educação
Dos cuidados com a respiração às formas de evitar doenças decorrentes do trabalho. É como se pode resumir o alcance da atuação da médica otorrinolaringologista Clícia Maia (CREMEB: 16.091). A profissional itabunense, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, fez residência no Rio de Janeiro e continua aliando o conhecimento teórico aos desafios da prática.
Dra. Clícia, descrita pelos pacientes como atenciosa, dedicada e afetuosa, cursou mestrado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em seguida, especializou-se em Medicina Ocupacional na Universidade de São Camilo, também naquele estado.
Os títulos contribuíram para referendar a incursão dela no meio acadêmico, experiência que veio somar ao conceito adquirido na carreira. Desde 2003, ela contribui com a formação de centenas de futuros colegas, no curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Em Itabuna, a médica Clícia Maia atende na clínica CIAM.
Dra. Daniela Oda como
referência na medicina nuclear
Dra. Daniela dos Anjos Oda Monteiro, casada com o engenheiro Patrick Olbera Monteiro, mãe de Gabriel Tenshi, de 7 anos, e Pedro Henrique, de 12, é especialista em Medicina Nuclear pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e pela Sociedade de Medicina Nuclear e Imagem Molecular.
Para estar sempre atualizada na sua área, procura unir suas duas grandes paixões, viajar e estudar, aproveitando as viagens para fazer cursos e congressos na área de Medicina Nuclear.
Nascida em São Paulo, aos 16 anos mudou-se para Santos para cursar a Faculdade de Medicina, formando-se aos 22. Aprovada no concurso para Residência de Medicina Nuclear, mudou-se para Campinas e assim que concluiu o curso já foi contratada para assumir o serviço da Dimen, unidade de Bauru, permanecendo até 2016, quando foi convidada a assumir o Serviço de Medicina Nuclear em Itabuna.
Atualmente, Dra. Daniela é sócia do Instituto de Medicina Nuclear do Sul da Bahia, onde atua como Médica Nuclear e Presidente da Comissão de Ética do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Semanalmente, viaja para Vitória da Conquista, onde também atua na Oncomed-Nuclear, em sua especialidade.
Um de objetivos da profissional é trazer mais tecnologia para a área da Saúde da nossa região, unindo-se aos esforços dos colegas, aprimorar o serviço de medicina Nuclear. E, em breve, trazer o primeiro PET-CT para o interior da Bahia.
Dra. Fernanda Riccio Nogueira
retrata a mulher multitarefas
Médica, pediatra e neonatologista, bailarina, mãe, esposa. Essas são algumas das características que definem a Dra. Fernanda Riccio Nogueira. Formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a profissional soteropolitana acabou se encantando pelas terras grapiúnas e há 12 anos vive em Itabuna, contribuindo para o desenvolvimento da saúde na região.
Sempre atenciosa e carinhosa com as crianças, consegue cativar todos ao seu redor, desde pacientes, amigos e familiares até colegas de trabalho. Ela considera a medicina a realização de um sonho. O trabalho como pediatra, então, um prazer.
Dra. Fernanda atende todas as terças-feiras pela manhã na clínica CEO, em Itabuna. Um grande diferencial do serviço dela: a possibilidade de a primeira consulta dos bebês recém-nascidos ser em casa, para o conforto da família.
Para mais informações, basta entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo número (73) 3229-5550.
Deixe seu comentário