Obras que vão ditar o ritmo de uma nova Ilhéus


Tudo caminha para que Ilhéus dê adeus em definitivo ao conceito negativo de cidade com trânsito complicado. Inicialmente, a construção de uma nova ponte para unir o Pontal ao centro da cidade. Depois, a duplicação de um trecho da BA-001, o que facilitará ainda mais o fluxo de veículos no local.

A ponte está pronta. Falta apenas o governo definir o dia para entregar a obra à comunidade. Ou seja, marcar o fim de um problema que há muitos anos tem agoniado os motoristas: engarrafamentos. Tal situação se agravava principalmente durante o Verão, quando a cidade costuma ficar cheia de turistas.

DUPLICAÇÃO

Foto: Diário Bahia

A duplicação da 001 compreende um trecho  que vai do hotel Opaba ao entroncamento da BA 251, ali no acesso ao bairro Nossa Senhora da Vitória, à direita da praia dos milionários. Ao todo, são 5 quilômetros e 400 metros de extensão.

A obra já começou, e o prazo de entrega é de seis meses. Pelo projeto, o governo do estado vai investir quase R$ 9 milhões para facilitar principalmente o acesso à nova ponte. Esse trecho em obras, inclusive, também não suportava mais o trânsito em dias de muito movimento.

Foto: Diário Bahia

PONTE

Na nova ponte, o investimento do governo do estado é de R$ 100 milhões. São recursos financeiros que, além de melhorar a vida dos motoristas, dará a Ilhéus um moderno cartão postal.

Trata-se da primeira ponte estaiada da Bahia. Além do mais, tem uma iluminação cênica que engrandece ainda mais o projeto, um verdadeiro exemplo de mobilidade urbana.

Fotos: José Nazal

Então, a ponte está pronta. A duplicação da rodovia já começou. Assim, a comunidade ilheense está próxima de usufruir de uma nova versão da cidade, que certamente entrará em novo ritmo.

A ponte fica Ilhéus
Ponte do Pontal