A diretora de Desenvolvimento do Grupo Brasileiro, que reúne empresas do ramo de transporte de passageiros e de encomendas, Elaine Carletto, participou do 1º Fórum da Bahia Mulheres Empreendedoras, realizado dia 17, no Teatro Candinha Dória, em Itabuna, quando proferiu palestra sobre o tema O Papel da Mulher Empreendedora no Século XXI. Na oportunidade, a empresária destacou o avanço da participação feminina na gestão de negócios e abordou características que favorecem o empreendedorismo de mulheres.
O evento, promovido pelo Movimento Empreender Bahia e Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, representou um momento histórico do empreendedorismo feminino no Sul da Bahia e possibilitou a exposição de experiências vitoriosas de mulheres como Aiala Lago, consultora de estilo e imagem pessoal; a empresária e bancária Leilane Benevides, que mostrou o case de sua marca de chocolates finos; a artesã Thalita Ortega; e a palestra da fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), Ana Lúcia Fontes. O empresário e contador Franklin Bastos fez uma abordagem sobre perfis comportamentais.
Durante a palestra, a empresária Elaine Carletto falou sobre sua trajetória no empreendedorismo, que teve inspiração nos ensinamentos de seus pais, Fátima Barletta e Valderico Reis, iniciada em 1992, na implantação e administração da rádio Gabriela FM, em Ilhéus. No entanto, o grande desafio se deu a partir de 1995, na Rota Transportes, onde conheceu seu marido e parceiro, Paulo Carletto, com quem divide atribuições no mundo dos negócios.
No caso da Rota Transportes, Elaine atuou na diretoria de Qualidade, e durante sua gestão conquistou a Certificação ISO 9001, norma aplicada, hoje, às demais empresas do Grupo Brasileiro. Ela mostrou que em 1995, a Rota contava com 380 colaboradores diretos, e atualmente esse time é composto por 805 trabalhadores. À época, a frota era de 98 ônibus e evoluiu para 220, com uma idade média de 4,5 anos. “Com o tempo, muito trabalho, persistência e organização chegamos a resultados animadores, com a conquista de novas linhas para os estados de Sergipe, Alagoas e Paraíba”, acrescentou.
Nessa experiência, agora como diretora de Desenvolvimento, Elaine destaca união e a responsabilidade como bases da família Carletto na gestão dos negócios. E abordou o crescimento da participação das mulheres em postos de gerência nas empresas Rota Transportes, Cidade Sol, Expresso Brasileiro, Cidade Real, Viametro Transportes, Brasmotos e Pauma Administadora de Terminais Rodoviários, que integram o Grupo. “Nós somos um time de 625 mulheres empreendedoras, que fazem a diferença no nosso Grupo, e eu me orgulho muito por representar todas vocês, neste momento”, afirmou.
Características – A empresária chamou a atenção das mulheres que querem empreender, e alcançar o sucesso, para a necessidade de desenvolver um plano estratégico baseado três pilares fundamentais: os Processos, que são um conjunto de ações e etapas que descrevem uma sequência de atividades de cada setor da empresa; o uso da Tecnologia da Informação para a modernização da administração e dos serviços; e a Gestão de Pessoas, com critérios humanizados, que considera a mais importante. Abordou ainda como aspectos fundamentais no empreendedorismo, o relacionamento com o cliente e as ações de responsabilidade social.
Para Elaine Carletto, as mulheres têm se destacado no mundo do empreendedorismo por apresentarem características que as diferenciam no mercado do trabalho, como o fato de serem mais detalhistas, atentas ao preparo com base nas experiências históricas das próprias mulheres, facilidade na comunicação, “sensibilidade que nos ajuda a enxergar além e fazer uma melhor leitura das situações, além da versatilidade, maior capacidade de visão periférica e depositar paixão em tudo que faz”.
E encerrou a apresentação com dicas para a mulher que planeja iniciar um projeto de empreendedorismo: Entenda bem do seu negócio; planeje; defina os processos; contrate seus colaboradores, oriente-os e desenvolva capacitação de acordo com o perfil de seu negócio; acompanhe sua equipe; e fique atenta às suas planilhas; e tenha consciência de que nós somos a alma do nosso negócio. “Não podemos esquecer que o líder é o comandante do navio. Temos que ficar atentos a todos os movimentos, pois, no mundo de hoje, o mercado muda a todo instante e todas as diretrizes de mudanças começam por nós”, disse a empresária.
Deixe seu comentário