Sexo será tema de simpósio de psicologia na Faculdade de Ilhéus


Em meio a tanta polêmica quanto ao exercício da profissão de psicólogo no contexto da orientação sexual, a Faculdade de Ilhéus promove, nos próximos dias 6 e 7 de outubro, o 1º Simpósio de Psicologia, cuja abertura contará com palestras dos psicoterapeutas Oswaldo Rodrigues Jr. e Laura Almeida. A abertura está marcada para às 19h15min, com a participação da coordenadora do curso de Psicologia, Tatiana Rodrigues.

A palestra do professor Oswaldo Rodrigues abordará o tema “As diversidades sexuais”, com início previsto para às 19h30min. Em seguida, a psicóloga Laura Almeida falará sobre a “Discussão do sistema conselho sobre sexualidade, gênero e diversidade”.  Rodrigues é psicólogo e psicoterapeuta sexual, desde 1984, formado pela Unimarco (SP), e atua em tratamento de disfunções e queixas sexuais e inadequações sexuais de casal. Ele é autor de mais de 80 artigos científicos e vários livros, e é o editor chefe da Revista Terapia Sexual: clínica, pesquisa e aspectos psicossociais – CEPES – do Instituto Paulista de Sexualidade.

Na ABEIS – Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual desde 1987, na qualidade de membro do Conselho de Administração e Orientação, Oswaldo Rodrigues foi Tesoureiro (2001), Secretário Geral (2001-2003) e Presidente (2005-2007), organizando simpósios, reuniões científicas e congressos para o debate de pesquisas e comunicação de resultados sobre a busca do bem-estar e saúde sexual no Brasil. Entre 2001 e 2005, ele atuou como Secretário Geral e Tesoureiro da WAS – World Association for Sexual Health, para a qual também foi membro do Conselho Consultivo (2001-2009) e membro do Comitê Científico Internacional (2001-2011);

Por sua vez, Laura Almeida é psicóloga pela Faculdade Ruy Barbosa, tem experiência em atendimento individual na Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, através da Ong TamoJuntas, membro integrante do Núcleo de Estudos e Formação em Saúde, que é um espaço de discussão, produção científica e formação no campo da saúde. Ela é auxiliar de Pontes no Desabafo Social, organização especialista em educação em Direitos Humanos, colaboradora no Redes Vivas, projeto que tem objetivo de fortalecer as redes de Saúde e de Assistência; compõe o Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, onde também é membro-adjunto da Comissão de Direitos Humanos; e é coidealizadora da Rede Dandaras, que tem o intuito de fortalecer o vínculo de saúde e cuidado entre as mulheres negras.

Minicursos

No sábado, dia 7, das 8 às 10 horas, serão oferecidos minicursos, dentre eles, sobre os temas “Conceitualizando gênero e sexualidade: a importância do tema para a Psicologia”, com o professor Anderson Guimarães; “Promoção e prevenção da saúde sexual: população LGBT, pessoas com deficiência e questões raciais”, com Laura Almeida; “Condutas sexuais em várias culturas”, com Oswaldo Rodrigues; e “Diversidade e relações familiares: práticas familiares hegemônicas e não hegemônicas”, com Carla Zeglio.

Às 10h30min, haverá palestra sobre “Disfunções sexuais e diversidade”, a ser proferida pela professora Carla Zeglio, e às 15 horas, outra palestra, desta vez, sobre “Normas para a atuação da Psicologia em relação a diversidade sexual e de gênero”, numa abordagem do psicólogo Wendell Ferreira. Em seguida, será promovida mesa redonda sobre os “Desafios para a formação e atuação profissional da Psicologia: questões de gênero e sexualidades”, com o sociólogo e professor Fábio Bila e os psicólogos Wendell Ferreira, Anderson Guimarães, Laura Almeida, Oswaldo Rodrigues Jr. e Carla Zeglio. Outras informações podem ser obtidas no site www.faculdadedeilheus.