O consumo consciente vem da mudança do estilo de vida. Porque não trocar um produto do cotidiano por um com a mesma funcionalidade só que sustentável? Essa é a proposta da Tukano, que identificou no mercado uma ótima oportunidade para impactar o planeta.
Oferecendo produtos 100% sustentáveis, a Tukano veio para mudar o estilo de vida das pessoas, trazendo alternativas limpas que impactam o planeta de forma positiva. “Buscamos sempre produtos que são soluções para problemas reais do planeta”, afirma Sergio Marone.
Criada pelo ator, apresentador, ambientalista e empresário, o e-commerce foi fundado há pouco mais de um ano, a startup trabalha com dois tipos de mercadorias, uma com parceiros, que são a Begreen, Morada da Floresta e a Paz de Gaia, onde, juntos, desenvolvem produtos da marca Tukano, como fraldas, absorventes ecológicos, shampoos e etc.
Outro tipo de mercadoria é a desenvolvida para a própria Tukano. A sua linha foi criada de forma exclusiva e personalizada, composta de cosméticos veganos naturais, com embalagens que também são sustentáveis, como gel hidratante facial, lip tint, redutor de cutícula e máscara capilar. A marca é uma das pioneiras no movimento Clean Beauty, produtos conhecidos como free from que são livres de substâncias que podem causar danos à pele ou ao organismo.
Todos os produtos da marca são 100% vegetarianos, não desmatam florestas ou ecossistemas e nem fazem testes em animais para serem produzidos. “Temos o compromisso de reduzir a produção de lixo e incentivar alternativas de reaproveitamento, reciclagem ou ressignificação”, exalta Sergio.
Como a produção de produtos sustentáveis tem ainda um custo superior aos industrializados, é um desafio mantê-los em concorrência aos das grandes indústrias de produção.
O importante aqui é descartar que, por mais que o valor de um produto sustentável seja eventualmente um pouco mais alto, é imprescindível levar em conta o valor social e ambiental que ele traz em si. Além do fator sustentabilidade, até o lado financeiro acaba pesando nessa conta, produtos reutilizáveis são uma economia gigantesca para todos. Quanto um restaurante gasta com canudos por ano? Quanto você já gastou com sacolas plásticas no supermercado?
Segundo o portal Terra, entre os anos de 2020 e 2022 a busca por produtos sustentáveis cresceu 32 % no Brasil. Ainda sobre o ano passado, segundo o site Mercado e Consumo, a procura por produtos sustentáveis mais do que dobrou, se destacando por responder 53% dos compradores da categoria.
Dentro desse universo, a Tukano, em seu primeiro ano, bateu mais de 200 mil reais em vendas com seus kits de cosméticos sustentáveis. Além disso, a empresa ultrapassou 500 mil em faturamento até o momento com seus produtos e assim apresenta solidez e velocidade em um crescimento orgânico. A fim de propagar seus ideais, a marca também trabalha em colaboração com outras sete empresas 100% brasileiras e comprometidas em seguir com a sustentabilidade como valor crucial.
A Tukano apresenta um catálogo com mais de 50 produtos com soluções para beleza limpa e sustentável, com produtos reutilizáveis e assim proporcionar redução de lixo no descarte e uma compra bem mais consciente.
Sergio Marone desde sempre tem como principal causa de vida: o meio ambiente. O ambientalista usa o seu poder de voz para compelir transformações positivas na questão ambiental e social. “Eu tenho certeza que o futuro só será melhor se respeitarmos a natureza, sem extrairmos dela toda sua potencialidade de cura e sempre respeitando seus ciclos de renovação. Não podemos mais continuar produzindo e consumindo sem essa consciência. A preservação da natureza e da diversidade dos nossos biomas está totalmente relacionada a um futuro melhor e mais saudável para todos nós”, arremata Sergio Marone.
Deixe seu comentário