Sarau Cultural de Natal encanta público no Centro Cultural Teosópolis em Itabuna


Evento teve um público de cerca de 150 pessoas e várias apresentações artísticas.

O Sarau Cultural de Natal, realizado na noite de terça-feira (20), no Centro Cultural Teosópolis, em Itabuna, encantou o público. Foi aberto com apresentação de violino, pelo professor e Pastor Tiago Nascimento e recitação de poesias de Donaciano Macedo, do Clube do Poeta de Itabuna.

Reunindo cerca de 150 pessoas, o público apreciou a sonoridade e harmonia do Grupo de Violões da IBT, que fez apresentação com acompanhamento ao piano.

A pequena Clarice Ruiz de Macedo Palles arrancou aplausos, ao recitar a poesia “Cuidando da Terra” de autoria de Leila Maria Grillo, que fala de ecologia.

João Marcos Lourenço leu um texto natalino do Livro “Ecos de Lourenço”, escrito pelo Pastor Hélio Lourenço. Caio Ruiz de Macedo Palles de dez anos, fez apresentação ao piano de canções do gênio da música Ludwig Van Beenthoven.

Formado por crianças, o Coral Juvenil da IBT apresentou canções natalinas encantando o público. Membros da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), recitaram poemas do escritor grapiúna Ciro de Matos, entre outros.

Valorizando colaboradores
Também se apresentou o pequeno Lucas Góes com um Musical Solo. A equipe do Centro de Memória Teosópolis formado por colaboradores, recitou a poesia “Deixa Cristo Nascer de Myrtes Mathias. Igor Brandão fez apresentação solo ao piano.
O Sarau foi encerrado com a apresentação do Coral Esperança, reconhecido patrimônio imaterial de Itabuna. “Foi muito boa a participação do público, queremos agradecer a UESC que têm nos ajudado, como ao Pastor Geraldo Meireles pelo incentivo, esperamos transformar esse evento em uma tradição do bairro da Conceição”, disse a coordenadora do Centro Cultural, Janete Ruiz de Macedo.

Feira de artesanato
O evento contou com uma Feira de Artesanato. Peças produzidas na Casa do Vovô e pela Associação dos Artesãos do Sul da Bahia (AASBA), foram apresentadas e vendidas ao público.
E também com uma exposição com banners sobre o Museu da Casa Verde, espaço fundado em 1974, que no seu acervo busca registrar parte da história de Itabuna, e que infelizmente encontra-se desativado.

Aprovado pelo público
“Maravilhoso. Foi Show! Deveria acontecer sempre esse tipo de evento na nossa cidade”, disse o taxista Nailton Vaz Nascimento, sobre o Sarau Cultural de Natal.

Patrícia Nunes Limeira, moradora do Jardim Vitória, disse que ficou encantada com as apresentações. Ela que foi ao evento acompanhada da filha Camile, disse: “evento como esse alimenta nossa alma, tudo muito lindo, muito especial”.

O escritor Bira Lima, que mora em Salvador, avaliou a importância de realizar eventos como o Sarau Cultural: “para a valorização da cultura e da arte brasileira”, pontuou. “Um evento para a família” disse, complementando, “Considero importante trazer o evento para a rua, é como dizer para a comunidade que ela pode participar”, ressaltou.

Na opinião do artista, “é a celebração da vida, da arte e da cultura”. Vizinhos do Centro Cultural, valorizaram a iniciativa. Das janelas e nas portas de suas casas apreciaram o Sarau. “Muito boa a iniciativa. Gostei muito”, disse Thiago Andrade, que mora em frente ao Centro Cultural.

A seguir, a cobertura fotográfica do evento, feita por Antônio Fotógrafo.